Preparando seu site WordPress para indexação do Mobile-First

Preparando seu site WordPress para indexação do Mobile-First

Em 2016, o tráfego móvel historicamente ultrapassou o tráfego de computadores pela primeira vez. E se você acompanhou as mudanças do algoritmo do Google ao longo dos últimos anos, você pode ter notado uma tendência móvel dominante. Convenientemente , logo após o aumento do tráfego móvel, o Google anunciou que a indexação do mecanismo de pesquisa faria a transição para indexação do Mobile-First ( móvel primeiro)

Embora o Google tenha confirmado que o anúncio não foi imediato e iria se desenrolar devagar enquanto o teste estava em andamento, já faz mais de um ano e meio desde o anúncio original. A indexação em dispositivos móveis está chegando rapidamente e apresenta mudanças sérias no status quo da indexação.

Atualmente, a maioria dos sites mal é otimizada adequadamente para desktop, e muito menos para dispositivos móveis, onde 21% dos sites de pequenas empresas não são “ otimizados”. Se a Google mudasse a proverbial mudança para a primeira indexação móvel, a grande maioria dos sites dominaria competição enfrentaria uma Grande Depressão de SEO, potencialmente destruindo seu atual modus operandi.

Então, o que a indexação móvel em primeiro lugar realmente significa? Quando isso tem efeito e como você pode se preparar? Nesta postagem, explicaremos primeiro o celular e como você pode preparar seu site do WordPress para as próximas alterações, a fim de evitar possíveis desastres.

O que é a indexação do Mobile-First?

Com qualquer anúncio do Google, às vezes é difícil ler nas entrelinhas. Caramba, nós nem tivemos a confirmação dos dois principais fatores de ranking por mais de uma década. Obter uma resposta direta do Google é tão raro quanto um eclipse solar completo. A indexação em primeiro lugar para dispositivos móveis é um conceito bastante simples, mas as pessoas geralmente a definem de maneiras desnecessariamente complexas.

Deixe-me explicar isso simplesmente para você: o Google observou que a maioria das pessoas em todo o mundo está navegando em dispositivos móveis e, portanto, visitando as versões móveis dos sites. Mas atualmente, todo o seu sistema de indexação olha para a versão desktop de um local de primeira ao avaliar a qualidade e relevância para os usuários.

Essa é uma enorme e potencialmente prejudicial desconexão do Google que poderia levar os usuários a abandonar a plataforma. Como assim? Se a maioria das pessoas está usando dispositivos móveis para navegar, mas o Google indexa as versões da área de trabalho quanto à relevância e à qualidade, é provável que os usuários de dispositivos móveis tenham uma experiência insatisfatória.

E lembre-se da estatística anterior: 21% dos sites para dispositivos móveis de pequenas empresas não são otimizados . Isso significa que muitos usuários do Google visitam inevitavelmente sites para dispositivos móveis de baixa qualidade. Os sites do Google e de empresas não podem permitir que isso aconteça mais. Não quando 85% dos usuários não retornarão para seu site ou marca depois de ter uma experiência móvel fraca.

E não seria incomum que falhas de tráfego acontecessem se o Google não resolvesse essa enorme desconexão. Em 2013, o Google sofreu uma interrupção de serviço de apenas cinco minutos, resultando em quedas no tráfego global de 40% e uma perda de receita líquida de US $ 545.000 .

Os dados mostram que a Alphabet Inc (empresa controladora do Google) fatura mais de US $ 3.200 em receita a cada segundo.  Isso significa que uma única interrupção de cinco minutos dos serviços em 2018 produziria uma perda líquida quase dobrando o que o Google enfrentou em 2013:

 

É seguro dizer que o Google é à prova de danos seu modelo atual, procurando evitar que catástrofes em potencial aconteçam em termos de receita e participação de mercado .

Por esses motivos, o Google lançará lentamente as alterações para tornar os sites para celular a primeira prioridade quando se trata de indexar o conteúdo em termos de relevância e qualidade . O Google ainda indexará as versões do seu site para computador, mas elas serão a primeira prioridade para os dispositivos móveis.

O celular é mais importante do que nunca. Recentemente, no final de 2017, especialistas do setor começaram a notar testes e lançamentos em dispositivos móveis para alguns sites. Gary Illyes, analista de webmasters do Google, anunciou essas informações para as multidões do público na conferência SMX East.

No estilo típico do Google, ele não forneceu detalhes específicos sobre os intervalos de datas do lançamento. Mas ele garantiu que o lançamento seria lento e constante. Significa que você não precisa se preocupar em acordar para um potencial dia do juízo final da internet, onde seus rankings e tráfego desaparecem durante a noite. John Mueller, analista de webmasters do Google, também disse que os usuários serão informados pelo Google Search Console quando o site deles for movido.

Mas isso não significa que você pode ficar esperando que o lançamento aconteça. Está chegando, esteja você preparado ou não.

Torne seu site compatível com dispositivos móveis ou responsivo o mais rápido possível

De acordo com o comunicado de imprensa do Google, há algumas condições a ter em conta com a indexação móvel. Primeiramente, o Google deixou claro que os sites que usam protocolos compatíveis com dispositivos móveis  estão em perfeita sintonia com essa atualização.

Se seu site é compatível com dispositivos móveis, ou seja, seu conteúdo é atualizado dinamicamente entre computadores e dispositivos móveis, não é necessário fazer alterações fundamentais no seu site. Embora isso não signifique que você não deva se preocupar em melhorar seu site para celular, isso significa que você tem menos trabalho a fazer.

Então, como você sabe se o seu site é compatível com dispositivos móveis ou é responsivo? Uma das maneiras mais fáceis é simplesmente usar ferramenta de teste de compatibilidade com  dispositivos móveis do Google.

Você também pode executar seu website por meio de uma ferramenta de terceiros, como a  Ferramenta de design responsivo. Quando você insere seu website na barra de pesquisa, a ferramenta mostra a aparência do seu site para dispositivos móveis em celulares, tablets e computadores:

 

Se você já tem sites para dispositivos móveis e computadores separados nos quais precisa fazer alterações atualizadas, seu site não é responsivo para dispositivos móveis. Por exemplo, se o conteúdo e a marcação forem diferentes em cada site, o Google recomenda que você faça alterações.

Para começar, assegure-se de que você atende a marcação estruturada para as versões do site para dispositivos móveis e desktop. Você pode verificar esses esforços usando a ferramenta de dados estruturados . Execute seu URL por meio da ferramenta de dados estruturados e ele enviará seus dados diretamente para sua conta do Google Search Consoleem “Aspecto da pesquisa → Dados estruturados”.

A partir daqui, veja se os dados estruturados podem ser rastreados sem erros e se os sitemaps são atualizados de acordo. Se você encontrar problemas, o console de pesquisa fornecerá as etapas exatas necessárias para corrigir os problemas.

 

Utilize um tema responsivo do WordPress

Um dos grandes benefícios de usar o WordPress é que quase todos os temas vendidos hoje são responsivos fora da caixa. No entanto, se você estiver executando um tema antigo ou estiver atrasado em atualizações, pode muito bem ser o seu tema WordPress ainda não é compatível com dispositivos móveis. Aqui estão algumas coisas para fazer.

Primeiro, verifique se o seu tema WordPress está totalmente atualizado . Às vezes, os desenvolvedores reconstroem o código em temas mais antigos ou os movem para estruturas para garantir que sejam compatíveis com dispositivos móveis. Se você estiver pulando várias versões, recomendamos sempre fazer um backup primeiro e testar a nova versão em um site de teste .

Segundo, se você está usando um tema WordPress desatualizado ou o desenvolvedor não está mais por perto, então talvez seja hora de mudar para um novo. Há uma abundância de grandes temas gratuitos e premium WordPress para escolher. Você pode usar um tema leve, rápido e responsivo, como o GeneratePress ou o OceanWP . Estes permitem que você crie praticamente qualquer site e até mesmo suporte a lojas de comércio eletrônico.

 

Contrate um desenvolvedor WordPress para tornar seu site compatível com dispositivos móveis

Talvez você tenha um tema ou site WordPress personalizado e não possa mudar para um novo tema WordPress. Neste caso, você pode ter que ganhar um pouco de dinheiro e contratar um desenvolvedor do WordPress para se certificar de que é amigável para dispositivos móveis. Isso pode envolver mover seu site para um novo framework ou até mesmo refatorar todo o seu código base. Certifique-se de obter uma estimativa de alguns lugares antes de prosseguir. Dependendo do seu site, isso pode ser uma tarefa pequena ou muito grande.

Use um plugin para WordPress Mobile

Se você está em apuros, você também pode usar um plugin móvel WordPress . Embora recomendemos isso como um último recurso, pode ser uma das maneiras mais fáceis de garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis imediatamente.

Alguns dos melhores plugins para otimização móvel atualmente são WPtouch , WP Mobile Pack , Jetpack e  OBox Mobile . Com mais de cinco milhões de downloads, o WPtouch é um dos plugins mais atualizados, suportados e confiáveis ​​para otimizar as experiências móveis.

Atualmente ativa em mais de 200.000 sites e escolhida como a melhor escolha do Google para soluções móveis , é uma aposta segura e eficaz. O plano mais barato começa em US $ 79,00, mas você pode personalizar seus recursos à la carte se quiser ajustar os planos e os preços. O WPTouch funciona adicionando um tema para dispositivos móveis aos visitantes do seu site WordPress.

Ele cria uma versão instantânea otimizada para dispositivos móveis que atrai dinamicamente o conteúdo entre seus sites para computadores e dispositivos móveis. No painel, você pode personalizar seus temas pré-criados para melhor se adequar também à sua marca de desktop atual:

Concentre-se em melhorar a velocidade do site

Quando se trata de otimizar seu site para dispositivos móveis, a velocidade é um dos fatores mais importantes para se concentrar . A velocidade desempenha um papel importante em tudo, desde a usabilidade até as taxas de rejeição e a determinação de se os possíveis compradores retornarão ao seu site.

Na verdade, más experiências móveis levarão a maioria dos usuários a nunca mais voltar . De acordo com o último relatório de velocidade da página do Google, o tempo médio que um site móvel levou para carregar em 2017 foi de 22 segundos.  😮 Você pode imaginar esperar quase meio minuto para carregar uma única página? Surpreendente.

Como você pode imaginar, os usuários exigem (e merecem) melhor. De acordo com o mesmo relatório de velocidade de página, 53% dos visitantes do site para dispositivos móveis deixam páginas que demoram mais do que três segundos para carregar .

Experiências móveis lentas não estão matando conversões. Eles estão impedindo você de ter uma chance de converter clientes em potencial. À medida que os tempos de carregamento da página aumentam em apenas alguns segundos, a probabilidade de alguém pular sobe exponencialmente.

Se o seu site para dispositivos móveis levar mais de dez segundos para ser carregado, você poderá estar perdendo quase todos os seus possíveis clientes e clientes. E eu tenho novidades para você: seu site provavelmente está muito lento. Segundo o Google, o site médio de cada indústria é muito lento.

Com a ferramenta Test My Site do Google , você pode analisar seu site móvel atual e obter informações diretas sobre as etapas necessárias para melhorar a velocidade do seu site. A execução do seu site por meio da ferramenta gerará uma versão gratuita do seu relatório que será enviada diretamente para sua caixa de entrada. O relatório abrange a velocidade atual do seu site comparada com a dos seus concorrentes. Ele também mostrará as suas atuais perdas potenciais de visitantes:

Implemente o Google AMP

Se você ainda está lutando com a velocidade do seu site WordPress, também pode querer investigar a implementação do Google AMP . O Google AMP (Accelerated Mobile Pages Project) oferece essencialmente uma maneira de exibir uma versão simplificada da sua página web atual sem todas as coisas que o desaceleram, como JavaScript, CSS inchado, etc. Existem plugins de terceiros que agora tornar este processo muito fácil.

google-amp

No entanto, recomendamos que você continue com cautela, dependendo do tipo de site do WordPress que você possui. Devido ao fato de que o Google AMP é uma grande mudança, isso pode afetar tudo, desde taxas de conversão até CTAs. Estes, é claro, podem ser configurados de volta, mas requerem algum trabalho. Se você está rodando um site WooCommerce e recebe muitos clientes mobile, certifique-se de testar tudo!

Acabamos removendo o Google AMP do site Kinsta após o teste. No entanto, isso não quer dizer que não iremos testá-lo novamente no futuro. O Google está fazendo melhorias regularmente nessa tecnologia.

Faça do celular sua prioridade máxima

Com o tráfego móvel dominando o cenário de navegação on-line e o Google se ajustando de acordo, agora é a hora de mudar seu foco interno. E embora a velocidade do site seja um passo direto que você pode adotar para melhorar seu site para o primeiro índice de dispositivos móveis, não é o fim de tudo.

Se você quiser encontrar o verdadeiro sucesso em um site para dispositivos móveis, isso deve se tornar sua prioridade. Isso significa que você precisa ir além da otimização dinâmica e da capacidade de resposta. Todo o site deve atender ao usuário móvel. Tudo, desde a estrutura até o design e os elementos que você usa.

Os usuários navegam de maneira muito diferente no celular do que no desktop. Então, na maioria das vezes, simplesmente imitar um site para dispositivos móveis não otimizará totalmente a experiência do usuário. No celular, as telas são menores, o poder de computação é limitado e os usuários estão sempre em movimento .

Elementos típicos de página e imagens de alta resolução vão atolar a experiência do usuário móvel. Ter uma arquitetura de site profunda pode causar experiências móveis terríveis, forçando os usuários a clicar em dezenas de guias para acessar o conteúdo de que precisam:

 

Resolver esses tipos de questões obviamente requer um pensamento sério. Pode até mesmo exigir uma reformulação maciça da estrutura do seu site. Mas o iminente índice móvel do Google deve ser o golpe que quebra as costas do camelo.

Se a sua estrutura atual do site for profunda e difícil de navegar em dispositivos móveis, você deve considerar seriamente testar a experiência do usuário em dispositivos móveis. Veja quais seções são difíceis de serem ativadas e onde estão os pontos de queda comuns.

Com o mobile-first, você deve simplificar a experiência dos usuários móveis em seu site. Em vez de criar um site de área de trabalho complexo primeiro e um site móvel em segundo lugar, inverta o script. A HubSpot testou isso em 2015, quando decidiu simplificar tudo em seu site para celular.

Dicas adicionais do Google

Veja algumas dicas adicionais recomendadas pelo Google :

  • Certifique-se de que a versão para celular do seu site também tenha conteúdo importante e de alta qualidade. Isso inclui texto, imagens (com atributos de alt) e vídeos – nos formatos rastreáveis ​​e indexáveis ​​usuais.
  • Metadados devem estar presentes em ambas as versões do site. Isso inclui coisas como títulos, meta descrições, cabeçalhos, etc. Confira nossa lista de verificação de SEO .
  • Verifique os links hreflang em URLs para dispositivos móveis separados. Ao usar os elementos link rel = hreflang para internacionalização, vincule as URLs para dispositivos móveis e desktop separadamente. O hreflang dos seus URLs para dispositivos móveis deve apontar para as outras versões de idioma / região em outros URLs para dispositivos móveis e, da mesma forma, vincular a área de trabalho a outros URLs da área de trabalho usando elementos de link hreflang. Se você seguir o nosso guia multilingue WordPress, você deve estar pronto!
  • Certifique-se de que os servidores que hospedam o site tenham capacidade suficiente para lidar com a taxa de rastreamento potencialmente maior. Isso não afeta sites que usam design da Web responsivo e veiculação dinâmica, apenas sites em que a versão para celular está em um host separado, como m.example.com.
  • Nenhuma alteração é necessária para interconexão com URLs para dispositivos móveis separadas (sites de ponto m.). Para  sites que usam URLs para dispositivos móveis separados , mantenha o link existente rel = canonical e link rel = elementos alternativos entre essas versões. Glenn Gabe mergulha em alguns problemas adicionais vistos com domínios móveis separados e tags canônicas.

Conclusão

Há menos de dois anos, o tráfego móvel superou o tráfego de computadores em todo o mundo. Com a notícia disso, o Google divulgou um comunicado anunciando sua próxima mudança para um índice de primeiro celular.

Já faz mais de um ano e meio desde então, e especialistas no mundo dos mecanismos de busca já estão vendo efeitos lentos e estilo rollout. Agora é a hora de avançar na curva. Prepare seu site para a mudança. Concentre-se em tornar seu site otimizado para dispositivos móveis e responsivo, melhorando a velocidade e colocando os dispositivos móveis em primeiro lugar em tudo o que você faz em seu site.

Tem alguma outra dica de primeiro índice para dispositivos móveis que perdemos? Deixe-nos saber abaixo nos comentários.

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